quinta-feira, 29 de março de 2012

Escola nosso lar


Fonte de imagem: : escola_desenho_gratis_cliparte_2011

        
 Estou muito feliz por vocês terem me escolhido como sua escola. Por isso, estou escrevendo esta carta, pois sei que posso contar contar com o apoio de vocês. Gostaria  de relatar algumas coisas que têm me deixado triste.
            A primeira delas está relacionada à minha limpeza. Sei que as faxineiras dão o máximo para manter-me limpa. Porém vejo que a maioria dos alunos não colabora com elas e continuam deixando sujeira por toda a parte. Por favor, peço a esses alunos que parem com isso, pois essa atitude não  prejudica só a mim, mas também ao meio ambiente, visto que quem joga lixo no chão da escola faz isso em outros lugares, poluindo os rios e causando enchentes, etc.
            Outra coisa que tem me deixado chateada é o desrespeito que a maioria dos alunos têm mostrado para com os professores e funcionários. Todos nós merecemos respeito, e não é diferente no caso deles. Sendo assim, por favor, respeitem seus professores por serem educadores e ajuda-los sempre que precisarem. Quanto aos outros funcionários,colaborem com eles da mesma maneira. Desse modo contribuirão para que eu me torne um ambiente melhor para todos.
            Por último, gostaria de mencionar algo muito sério que está prejudicando a todos nós: o bullying.   O projeto que foi desenvolvido contra o bullying teve bons resultados. Para que isso continue acontecendo, é necessário a cooperação de todos.
Tenho certeza que posso contar com vocês para me tornar uma escola muito mais legal.

Fonte: Eduarda 6ªG 
      

quarta-feira, 28 de março de 2012

Tudo começa com um novo olhar...



Fonte: 2.bp.blogspot.com/.../s400/olhar-cósmico.jpg

Só precisamos de você para tornar esse sonho uma realidade.

A “Benê 21” é um projeto local, suscitado no âmbito das relações e das reflexões escolares, reconhecido pela comunidade intra e extra-escolar como um instrumento de mobilização e formação de rede de saberes e troca de informações capazes de provocar inquietações, consensos, tomada de decisões  e busca de soluções planejadas para o gerenciamento de prioridades observadas na escola, no bairro e no município. Seu principal direcionamento é o meio-ambiente e a gestão, oferta e utilização dos recursos sócio-ambientais.
Foi idealizada pela equipe escolar da E.E. "Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel" (município de Itu) para tornar-se um instrumento de reflexão e envolvimento sociais, estabelecendo 21 compromissos para problemas sócio-ambientais que produziram, de uma forma ou de outra, uma inquietação no grupo, no decorrer de suas interações com os alunos e sua comunidade.
Sem a pretensão de tornar-se um receituário para cura de males antigos, a “Benê 21” busca tornar os alunos, professores, funcionários, gestores, parceiros, pais e comunidade em geral, os principais agentes em um processo reflexivo – o de pensar o homem real, de hoje, e o mundo sonhado, de amanhã, e qual a distância que nossas ações mais imediatas nos distanciam desse sonho.
Ver no cidadão comum o principal protagonista na articulação de projetos, atividades e programas locais, é o principal fundamento da “Benê 21”. Resgatando o valor do discurso dos sujeitos  e das relações dialéticas, cada um descobre-se cidadão comprometido com sua comunidade, articulando-se nos processos reflexivos do projeto, consciente dos pontos fortes e fracos de cada programa, instituição ou grupo social, cobrando dos pares, da mídia e do Poder Público, ações capazes de promover a inclusão social, o convívio pleno do Homem com os recursos naturais e com o ambiente que o cerca, o fortalecimento das relações sociais e a visão para a sustentabilidade.
Com forte base na luta pelo engajamento e intercâmbio fecundo de experiências e saberes entre os sujeitos, a intencionalidade da “Benê 21” justifica-se no direcionamento do olhar do aluno e da comunidade em geral para os problemas que incomodam a sociedade e a tornam um espaço de desigualdades.
Apoiando-se no fortalecimento da cooperação e da reflexão local e global, o Projeto “Benê 21” convida a todos os que convivem nos espaços da escola, do bairro e do município ao envolvimento na reflexão, estudo e promoção de soluções para os problemas sócio-ambientais.

E.E. “Profª Benê Teixeira da Fonseca
do Amaral Gurgel”, aos 14 de março de 2012.

Fonte : Benê21