terça-feira, 24 de abril de 2012

Olá, gostaria de chamar atenção de todos sobre um tema que é muito importante em nossas vidas " Convivência e o respeito com as diferenças".
 Muitas vezes deixamos de pensar nisso e não nos damos conta de que é muito importante respeitar e dar valor àqueles que estão ao nosso lado.
Também há casos que temos amigos que julgamos diferentes nós e devido isso deixamos de pensar que estes podem ser grandes companheiros ou, como o vídeo mostra talvez serão eles que nas horas difíceis de nossas vidas nos ajudarão a vencer nossas dificuldades.
Portanto galerinha pensem nisso e reparem bem no que a mensagem do vídeo nos mostra.



Abraços professora Carla  

sexta-feira, 20 de abril de 2012

1º - Alimentação Saudável e Obesidade Mórbida, Reeducação Alimentar e Desperdício.


Imagem: bluue.com.br
Percebemos que a população mundial vem aumentando, somos hoje 7 bilhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). E a preocupação tem sido: será que teremos alimentos suficiente para suprir as necessidades, se continuarmos crescendo nesse proporção? Com certeza é muito difícil de responder tal pergunta, principalmente se observamos as noticias. Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta.Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).

Sabemos que alimentação saudável é um fator preponderante para quem quer ter qualidade de vida, porem na pratica não é bem assim. Pois muitos componentes da alimentação dos brasileiros estão associados ao desenvolvimento de doenças, e 40% da população está acima do peso. Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia revelou que 15% das crianças brasileiras são obesas. Portanto é necessário, que exista uma reeducação na forma de escolher os alimentos, que irão compor o cardápio na limitação diária. E que as politicas publicas possam fazer alguma coisa. Se não as preocupações com o aumento da população,alimentação saudável e doenças relacionadas à alimentação, torna-se injustificável.

Principalmente quando sabemos que pessoas vivem em situações sub-humanas. Não é difícil ouvir historias de famílias que tiram de lixões os alimentos para o sustento, muitas vezes esses alimentos encontram-se em estado inicial de decomposição e mesmo assim ainda serve de banquete para muitos brasileiros. Não podemos mais continuar fechando os olhos e deixar pra lá como se não fosse problema nosso, está na hora de cada um fazer a sua parte no combate ao desperdício.

O que será que passa na cabeça de uma adolescente quando ele pega um prato, cheio de comida, na merenda escolar e após uma única colherada joga fora? Ou quando pega uma fruta fresca, que lhe está sendo ofertada, e utiliza como munição para guerrinha de comida? Por observamos esse tipo de comportamento, é que decidimos elencar os compromissos abordados neste princípio. ( Texto: Professor Junior)










terça-feira, 17 de abril de 2012

Juiz multa pais de estudante que usava celular em sala de aula














Chico Siqueira, da Agência Estado
Os pais de uma adolescente foram multados em cerca de R$ 1 mil por permitir que a filha entrasse com telefone celular em sala de aula. A multa foi aplicada pelo Juizado da Infância e da Juventude contra os pais de uma jovem de 16 anos, estudante da Escola Estadual Joaquim Antônio Pereira, de Fernandópolis, a 555 km de São Paulo.

Segundo o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Fernandópolis, Evandro Pelarin, a multa é para punir os pais por não exercerem o pátrio poder e permitir, entre outras infrações da filha, que ela infringisse por duas vezes uma lei estadual que proíbe o uso do celular durante as aulas.

"A adolescente já vinha tendo comportamento inadequado; a escola enviou o caso para o Conselho Tutelar, que da primeira vez advertiu os pais, mas da segunda, confiscou o celular e nos pediu que aplicássemos a multa por não-cumprimento do pátrio poder, um crime previsto no artigo 258 do Estatuto da Criança e do Adolescente", disse o juiz.

Segundo Pelarin, os pais da estudante foram ouvidos e a mãe respondeu por escrito, que a filha não fazia, mas apenas recebia as ligações na sala de aula. A mãe, que não quis ser identificada, disse que a família não tem dinheiro para pagar a multa e que não consegue controlar a filha. O valor da multa, segundo Pelarin, corresponde a três salários mínimos de referência. Se a família não fizer o pagamento, poderá ter bens confiscados. Os pais deve receber a cobrança oficialmente na próxima semana.

A sentença de Pelarin está assinada com data da última quarta-feira, 10. A decisão foi contestada pelo Ministério Público, que pediu a improcedência da representação alegando que o Conselho Tutelar falhou ao não buscar outras alternativas para solucionar o problema solicitando diretamente a punição dos pais.
fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,juiz-multa-pais-de-estudante-que-usava-celular-em-sala-de-aula,510406,0.htm
Quando cheguei na E.E. PROFª BENÊ TEIXEIRA DA FONSECA DO AMARAL
GURGEL, em 2009 fui abordado por uma funcionaria que me sugeriu assumir um projeto
chamado socioambiental. Sem saber muito bem o que era, aceitei e fui apresentado a
um grupo de jovens que faziam parte do projeto e, no decorrer do ano percebi que era
um projeto legal, mas não tinha participação efetiva e
pessoas. Em 2010 continuei sem muito êxito, aconteciam algumas atividades mas não
me convencia. Foi quando em 2011 percebi que eu precisava atrair mais pessoas para
fazer parte disso junto comigo. E porque não ? Se enfrentamos
dificuldades diárias, lutamos pelos mesmos ideais, acreditamos que podemos fazer a
diferença e por isso escolhemos ser educadores. No final de 2011 a diretora me pediu
sugestões de projetos para compor o calendário de 2012. Cansado, sexta-feira, “ufa”,
não tinha uma hora melhor pra me perguntar isso? Ao chegar em casa, enviei um e-mail
para diretora: quero fazer o Benê 21, uma agenda com 21 compromissos. Mas o que é a
Agenda 21? A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para
Meio Ambiente e Desenvolvimento – UNCED/ Rio 92. Este documento foi discutido e
negociado exaustivamente entre as centenas de países ali presentes, sendo, portanto,
um produto diplomático contendo consenso e propostas. Se representantes de 179
governos aceitaram adotar o programa, não seria impossível convencer mais pessoas
aderir minha ideia.
nem envolvimento de outras
as mesmas
Não devemos ter medo das novas ideias! Elas podem significar a diferença entre o
triunfo e o fracasso. (Napoleon Hill)
Nunca nada grandioso no mundo foi feito sem uma grande dose de paixão. ( Georg
Wilhelm Friedrich Hegel)
Ninguém é tão sábio que nada tenha para aprender, nem tão tolo que nada tenha
pra ensinar. (Blaise Pascal)
Não se pode falar de educação sem amor. (Paulo Freire)
O homem é do tamanho do seu sonho. (Fernando Pessoa)
Inspirado nesses grandes pensadores e exímios filósofos, resolvi dedicar mais
atenção a comunidade escolar a qual faço parte. Sempre acreditei que as mudanças
acontecem e o Projeto Benê 21 propõe uma revolução comportamental, social, cultural e
solidária para nossos alunos, professores, comunidade, funcionários, gestão escolar,
enfim para todos aqueles que estiverem, de alguma forma, envolvidos com o Projeto.
Não sou utópico ao ponto de acreditar que será simples e fácil promover tal
mudança para pessoas que estão imersas ou até mesmo fossilizadas em um senso
comum que promove a alienação em relação aos problemas de interesse público ao qual
nossa sociedade faz questão de mascarar, mas acredito sim na resiliência e no
esclarecimento de ideias. É criando oportunidades para a veiculação de conhecimento e
informação que faremos com que as pessoas tenham atitudes movidas pela reflexão e
exercício da cidadania e, isso promoverá a mudança de hábitos.
Não há vida sem correção, sem retificação.
Mudar é difícil, mas é possível
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-
reflexão. (Paulo Freire)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Primeira reunião do Benê 21




Quando eu acordei meu sonho tinha se tornado realidade, estava eu liderando a primeira reunião com a comissão para construção da agenda Benê 21. Apresentei a minha ideia e discutimos os 11 princípios que serão a base dos 21 compromissos da agenda Benê 21. Agradeço a todos que acreditam em mudança e que embarcaram junto comigo nesse desafio desde a direção, coordenação professores,funcionários,alunos e todos que ainda irão fazer parte(pois um sonho que se sonha só é um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade).

Entrevista.




Alunos da escola Benê gurgel acompanham o professor Junior nesta sexta-feira 13/04/2012 para entrevistar o professor Sandro. Em uma visita na escola IMPACTO que está localizada na cidade nova em frente o mercadinho do japonês. A visita foi super agradável e vários assuntos foram abordados, as alunas fizeram questão de explicar o que é o Benê 21 e durante a conversa surgiu um convite para divulgar o projeto na rádio local na próxima semana.
Ficou bem claro para os alunos que existem muitas pessoas interessadas em projetos socioambientais e que não devemos ficar parados, além disso foi importante para ampliar a visão destes adolescentes para as oportunidades oferecidas dentro do seu próprio bairro. Foi notável a surprese dos alunos, quando o professor Sandro falou que ali funciona também como uma agência de empregos e que ofereciam cursos que preparavam jovens para entrarem no mercado de trabalho. Infelizmente o tempo foi curto, pois o professor Sandro tinha uma turma lhe esperando...


CAMPANHA DO AGASALHO 2012

Você vai ficar parado? A campanha do agasalho 2012 da escola Benê está bombando. Alunos separam e fazem a contagem da doação recebida essa semana.

Foram necessário dois carros para transportar a doação. Essa caixa não vai ser suficiente!rsrsrs





Esse texto foi indicado pelo Profº João Roberto para reunião de professores.

Ensina a teu filho
Ensina a teu filho que o Brasil tem jeito e que ele deve crescer feliz por ser brasileiro. Há neste país juízes justos, ainda que esta verdade soe como cacófato. Juízes que, como meu pai, nunca empregaram familiares, embora tivessem filhos advogados, jamais fizeram da função um meio de angariar mordomias e, isentos, deram ganho de causa também a pobres, contrariando patrões gananciosos ou empresas que se viram obrigadas a aprender que, para certos homens, a honra é inegociável.
Ensina a teu filho que neste país há políticos íntegros, administradores competentes, autoridades honradas, que não se deixam corromper, não varrem as mazelas para debaixo do tapete, não temem desagradar amigos e desapontar poderosos, ousam pensar com a própria cabeça e preservar mais a honra que a vida.
Ensina a teu filho que não ter talento esportivo ou rosto e corpo de modelo, e sentir-se feio diante dos padrões vigentes de beleza, não é motivo para ele perder a auto-estima. A felicidade não se compra nem é um troféu que se ganha vencendo a concorrência. Tece-se de valores e virtudes, e desenha, em nossa existência, um sentido pelo qual vale a pena viver e morrer.
Ensina a teu filho que o Brasil possui dimensões continentais e as mais fertéis terras do planeta. Não se justifica, pois, tanta terra sem gente e tanta gente sem terra. Assim como a libertação dos escravos tardou mas chegou, a reforma agrária haverá de se implantar. Tomara que regada com muito pouco sangue.
Saiba o teu filho que os sem-terra que ocupam áreas ociosas, griladas ou devolutas são, hoje, chamados de “bandidos”, como outrora a pecha caiu sobre Gandhi sentado nos trilhos das ferrovias inglesas e Luther King ocupando escolas vetadas aos negros.
Ensina a teu filho que pioneiros e profetas, de Jesus a Tiradentes, de Francisco de Assis a Nelson Mandela, são invariavelmente tratados, pela elite de seu tempo, como subversivos, malfeitores, visionários.
Ensina a teu filho que o Brasil é uma nação trabalhadora e criativa. Milhões de brasileiros levantam cedo todos os dias, comem aquém de suas necessidades e consomem a maior parcela de suas vidas no trabalho, em troca de um salário que não lhes assegura sequer o acesso à casa própria. No entanto, essa gente é incapaz de furtar um lápis do escritório, um tijolo da obra, uma ferramenta da fábrica. Sente-se honrada por não descer ao ralo que nivela bandidos de colarinho branco com os pés-de-chinelo. É gente feita daquela matéria-prima dos lixeiros de Vitória, que entregaram à polícia sacolas recheadas de dinheiro que assaltantes de banco haviam escondido numa caçamba.
Ensina a teu filho evitar a via preferencial dessa sociedade neoliberal que tenta nos incutir que ser consumidor é mais importante que ser cidadão, incensa quem esbanja fortuna e realça mais a estética que a ética. Convence-o de que a felicidade não resulta da soma de prazeres e a via espiritual é um tesouro guardado no fundo do coração – quem consegue abri-lo desfruta de alegrias inefáveis.
Saiba o teu filho que o Brasil é a terra de índios que não se curvaram ao jugo português e de Zumbi, de Angelim e Frei Caneca, de madre Joana Angélica e Anita Garibaldi, dom Helder Camara e Chico Mendes.
Ensina a teu filho que ele não precisa concordar com a desordem estabelecida e que será feliz ao unir-se àqueles que lutam por transformações sociais que tornem este país livre e justo. Então, ele transmitirá a teu neto o legado de tua sabedoria.
Ensina a teu filho a votar com consciência e jamais ter nojo de política, pois quem age assim é governado por quem não tem, e se a maioria o tiver será o fim da democracia. Que o teu voto e o dele sejam em prol da justiça social e dos direitos dos brasileiros imerecidamente tão pobres e excluídos, por razões políticas, dos dons da vida.
Ensina a teu filho que a uma pessoa bastam o pão, o vinho e um grande amor. Cultiva nele os desejos do espírito, a reverência pelos mais velhos, o cuidado da natureza, a proteção dos mais frágeis.
Saiba o teu filho escutar o silêncio, reverenciar as expressões de vida e deixar-se amar por Deus que o habita.



Frei Betto é escritor, autor de "Alfabetto – autobiografia escolar" (Ática), entre outros livros.

Deixo bem claro, somos todos iguais!

fonte:http://www.youtube.com/watch?v=EM6al58W99o

Convido a todos para ouvir a música de (GABRIEL PENSADOR) e repensar suas atitudes em determinados momentos. somos todos iguais...

Que todas as mulheres sejam tratadas com muito valor e respeito.





Desejo que os reporteres tenham muito sucesso e que possam contribuir efetivamente em todos os projetos em andamento na escola... conto com vocês!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tempos Modernos? Tempos Contemporâneos?

retirado http://www.youtube.com/watch?v=XolZOPk533w 21: 32 de 12/04/12

Olá comunidade Benê 21, aproveitando mais este espaço para melhorar nossa interação, faço um convite aos companheiros de luta (alunos ou não) que confiram este trecho do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, e comentem no sentido de identificarem alguma relação do tema abordado por este mestre do cinema, com nossa proposta de trabalho na nossa Escola, Comunidade e Vida. Abraços!

Alfredo Rocha.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é Agenda 21?


A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92. Este documento foi discutido e negociado exaustivamente entre as centenas de países ali presentes, sendo portanto um produto diplomático contendo consensos e propostas.

Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade. A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 21 Global é atualmente o documento mais abrangente e de maior alcance no que se refere às questões ambientais, contemplando em seus 40 capítulos e 4 seções temas que vão da biodiversidade, dos recursos hídricos e de infra-estrutura, aos problemas de educação, de habitação, entre outros. Por esta razão tem sido utilizada na discussão de políticas públicas em todo o mundo, tendo em vista a sua proposta de servir como um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A situação local da comunidade escolar


Iremos abordar aspectos importantes da realidade de nossa comunidade as dificuldades do dia-a-dia da região.

Geralmente as maiores dificuldades são o tráfico de drogas que envolvem assassinatos, gravidez na adolescência,  a violência, o número elevado de mortalidade e grande quantidade de incidentes relacionados ao
alcoolismo.
O lugar que mais acontece o problema com o álcool, tráfico e violência são na Av. Paz Universal.

Gravidez com garotas com menos de 16 anos vem acontecendo com muita frequência em nossa comunidade.

O que vem afetando muito nossa região também é o desemprego. Famílias passando necessidades e a taxa de analfabetismo aumenta
porque o trabalho remunerado ganha mais importância que a escola para o
cotidiano da comunidade.

Uma solução para minimizar o problema do desemprego é o bolsa família e o bolsa escola que ajudam as famílias necessitadas a manter os filhos na escola.

Felizmente temos uma boa parte da comunidade que trabalha em prol da melhoria da qualidade de vida de toda a nossa região . Essa  parte da
comunidade compreende a E.E. Prof° Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, que realiza projetos com o Benê 21, Sócio Ambiental, Agentes da Paz e o Grêmio Estudantil que lutam por condições mais dignas e favoráveis ao
desenvolvimento cultural  e social da região.

As áreas de lazer estão aumentando e os hospitais oferecendo melhor atendimento do público. Os postos policiais estão mais atentos com  o que esta acontecendo e as rondas escolares também, porém a criminalidade ainda sobrepõe-se a atuação da Justiça.

O projeto implantado está ligado também ao programa PROERD que ensina as crianças que as droga não são brincadeira e que devemos ter  consciência disso.

Temos que ressaltar coisas boas em nossa região como: a inauguração da nova praça da Vila Martins sendo a maior da região do Pirapitingui, as ruas  que faltavam ser asfaltadas já estão prontas e hoje em dia a qualidade de vida está melhor. Nossa região também é um ponto turístico muito visitado em nossa cidade, pois detém um valor histórico muito significativo para Itu.


Letra da música composta pelo professor Paulo Veiga que será o “hino” no Projeto Benê 21(19.03.12)




Sem Noção

Enquanto a vida espera uma solução, a morte sorrateira

vai na contra mão.

Não fique esperando pra ver no que dá, não pode ficar como
está.

Se a ideia de mudança não prevalecer, a coisa por si só não
vai acontecer.

O que não se espera não tarda a chega, passou da hora de
lutar.

Água mole em pedra dura, diz o ditado popular,

Tanto bate até que fura, não desista de lutar.

Uma gota é quase nada, quando juntas, viram mar.

Só chega ao final da estrada quem se põe a caminhar.

Eu quero mais ozônio, menos combustão, eu quero ver mais
verde, não

Devastação. Preciso de ar puro para respirar, porque viver
assim não dá.

A água cristalina já não se vê mais, o lixo poluente nunca
se desfaz.

A natureza já não é tão natural. Vai tudo, como sempre,
mal.

O céu tem nuvens negras mais não vai chover, os rios se
parecem com o Tietê.

O povo ta morrendo de radiação, se vê que não tem condição.
Há manchas de petróleo

Pelo mar, um turbilhão de morte pela fauna e flora.

Se a gente se descuida vende a Amazônia, a coisa vai
causando insônia.














Princípios e compromissos discutidos sobre o projeto Benê 21



1º - Alimentação Saudável e Obesidade Mórbida,reeducação Alimentar e Desperdício.

  • Promover evento; exercício físico (professores, nutricionistas) – orientação;
  • Seguir as orientações dos profissionais da saúde;
  • Não desperdiçar comida da merenda escolar;
  • Orientar sobre o uso dos equipamentos da academia ao ar livre existente no bairro.

2º - Relações Étnicos Raciais (reconhecimento do outro, das diferenças)

  • Valorização da diferença;
  • Aceitar as diferenças como fator positivo no meio social;
  • Exigir políticas públicas que minimizem as diferenças socioeconômicas, geradas no processo de formação do Estado Brasileiro;
  • Reconhecer e combater estereótipos em todos os tipos de mídias;
  • Estimular o convívio entre os diferentes.



3º Necessidades especiais e inclusão

  • Superação de estereótipos (Inclusão);
  • Assegurar o acesso e a equidade em relação aos portadores de necessidades especiais.



4º - Sustentabilidade e Reciclagem (agora e depois)

  • Consciência na utilização de água, energia, combustível;
  • Incentivar o uso de produtos biodegradáveis;
  • Resíduos sólidos (orientação) papel, giz, tampinhas;
  • Organização de palestras para utilização dos recipientes recicláveis;
  • Incentivar a reutilização ou destinação adequada do óleo;
  • Utilização adequada do material escolar.



5º - Políticas Públicas para as questões Socioambientais

  • Líder comunitário – incentivar a participação dos representantes do município;
  • Promover uma maior interação entre líderes comunitários, população e vereadores e representantes do município.



6º - Valorização da Mulher

  • Combater a vulgarização do corpo feminino;
  • Oportunizar materiais que tragam uma visão diferenciada da mulher;
  • Combater a violência contra a mulher tanto na escola como na comunidade;
  • Incentivar a igualdade entre os gêneros;
  • Promover a valorização das mulheres que são mães solteiras e que acabam tornando verdadeiros “Chefes da casa”.



7º - Planejamento familiar e Gravidez na adolescência

  • Planejar quantos filhos você vai ter, pois eles precisam de muito carinho e amor de seus pais, e também precisam de um conforto melhor;
  • Ter palestras nas escolas, falando sobre a gravidez  na adolescência explicar todos os métodos contraceptivos principalmente o uso de preservativos;
  • Ter uma pessoa que ajudasse as meninas com algumas dúvidas, porque tem algumas meninas que tem vergonha de conversar com seus pais sobre o assunto "sexo", ou os pais têm vergonha de conversar com seus filhos;
  • Deveria haver palestras para os pais para que eles não tenham vergonha de explicar tudo ao seus filhos.



8º - Cidadania e Participação

  • Desenvolver o orgulho de fazer parte da comunidade Benê 21;
  • Incentivar a participação de alunos e comunidade em eventos na escola;
  • Promover a consciência cidadã, em relação a direitos e deveres dentro de uma comunidade;
  • Combater a indisciplina, o Bullying, Gravidez na adolescência e a ociosidade dos alunos na escola e na comunidade;
  • Garantir momentos de estudo fora do ambiente escolar (rever atividades e conteúdos ministrados nas aulas não só na semana de avaliações bimestrais, mas sim em todos os dias da semana);
  • Adotar estratégias de estudos, como leitura de variados gêneros textuais, cálculos, assistir filmes e ouvir uma variedade de músicas;
  • Garantir o direito de lazer, cultura, saúde, educação e segurança;
  • Combater a evasão escolar e qualquer mal que a promova;
  • Incentivar a prática cultural e esportiva;
  • É um meio de ajudar a comunidade em suas dificuldades;
  • Participar dos eventos que há em sua comunidade.



9º - DST (HPV e outras doenças)

  •  Fazer uma palestra com uma ginecologista para explicar tudo sobre a DTS o que pode acontecer;
  • Fazer projetos sobre as outras doenças que  podem ser sexualmente transmissíveis.

(ESTE ITEM ESTÁ EM FASE DE APRIMORAMENTO)