11 Princípios e
21 Compromissos de todos!
Caros colegas de trajetória: o Benê 21 está caminhando, se construindo e reconstruindo conceitos e padrões, aqui e lá. Mais ainda, está aumentando a sua rede de colaboradores, dia a dia!
Não fique de fora - participe desta proposta de mudança, que não é só da Escola Benê Gurgel, mas da população, das pessoas interessadas na formação de uma nova consciência sobre desenvolvimento e sustentabilidade!
A principal etapa já foi vencida: descobrir o que necessita mudar. Agora, para que você faça parte, identifique os princípios e compromissos nos quais quer atuar, e mãos a obra!
Lembre-se: suas ações fazem a diferença!!!
1 – Alimentação saudável e obesidade mórbida, reeducação alimentar e desperdício
a) Exame dos padrões insustentáveis de consumo, localmente, com vistas a promoção do bem-estar de todos.
b) Desenvolvimento de estratégias de orientação nutricional e física junto aos alunos e a comunidade.
2 – Respeito e valorização a diversidade étnica e cultural
a) Promoção de ações de valorização das diferenças e combate aos estereótipos.
b) Estímulo a oferta de formação continuada para o reconhecimento positivo da diversidade étnica local e global.
3 – Reconhecimento, valorização e inclusão de portadores de necessidades especiais e de minorias
a) Promover ações escolares e comunitárias para o reconhecimento, valorização e inclusão de portadores de necessidades especiais e das minorias
b) Fortalecer e fazer fortalecer, junto ao Poder Público e entidades privadas, a disponibilidade de recursos e oferta de rede para a proteção dos direitos das pessoas com necessidades especiais e minorias, ampliando, pela informação, o acesso dos interessados aos
serviços ofertados.
4 – Promoção da sustentabilidade e do manejo saudável dos recursos naturais e dos resíduos da ação humana.
a) Promover o fortalecimento da consciência acerca da utilização dos recursos naturais (água, solo, energia, combustíveis) e não-naturais disponíveis.
b) Incentivar padrões sustentáveis de uso e reuso de resíduos sólidos e sua destinação adequada.
c) Promover oficinas e palestras com ações práticas de reciclagem de resíduos sólidos e outros, bem como o combate as práticas insustentáveis (queimadas, desflorestamento, depredações, etc.)
5 – Integração entre questões de desenvolvimento e socioambientais na tomada de decisões
a) Fomentar ações e espaços junto ao Poder Público, visando a participação de lideranças representativas nos processos decisórios e de planejamento acerca das questões de desenvolvimento e socioambientais, no município e no âmbito local.
b) Promover ações para a integração de lideranças escolares e comunitárias e sua participação nas etapas de execução e de avaliação da aplicação de políticas públicas, visando transparência, efetividade e eficiência nos atos.
6 – Ações coletivas, efetivas e eficazes pela valorização da mulher
a) Combate aos estereótipos e às campanhas midiáticas de vulgarização do corpo feminino, oportunizando ações locais para valorização do “ser mulher” e desenvolvimento equitativo de gênero.
b) Combate a violência contra a mulher, de forma local e global.
7 – Planejamento familiar e gravidez na adolescência
a) Promoção de ações efetivas e eficazes para orientação familiar, no âmbito local e comunitário, quanto ao tema Planejamento Familiar.
b) Oferta efetiva e eficaz de ações locais voltadas para a orientação dos jovens alunos quanto aos temas sexo, sexualidade, contracepção, formação familiar e planejamento familiar, através de parcerias com diferentes associações, entidades e organizações.
8 – Promoção e fortalecimento da cidadania e participação
a) Desenvolvimento de ações e propostas para a formação de uma consciência de direitos e deveres dentro da coletividade e da escola.
b) Promoção e fortalecimento do sentido de pertencimento à coletividade e à escola, valorizando-as e participando de suas ações.
9 – Proteção de grupos vulneráveis e promoção das condições de saúde humana
a) Promoção de ações e projetos a longo prazo, envolvendo alunos e comunidade, com vistas a prevenção das DST, do HPV e dos cânceres de mama, de próstata, bem como de outras moléstias decorrentes de tabagismo, uso de drogas, álcool e automedicação.
10 – Combate à Dengue
a) Promover ações de conscientização acerca da dengue e do papel de cada cidadão na erradicação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, propondo e participando de campanhas locais para essa finalidade.
11– Produtividade e relações de consumo e trabalho
a) Promover programas pontuais para orientação profissional dos alunos nas séries finais.
b) Promover projetos para educação fiscal e econômica de alunos e suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário