sexta-feira, 20 de abril de 2012

1º - Alimentação Saudável e Obesidade Mórbida, Reeducação Alimentar e Desperdício.


Imagem: bluue.com.br
Percebemos que a população mundial vem aumentando, somos hoje 7 bilhões de habitantes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). E a preocupação tem sido: será que teremos alimentos suficiente para suprir as necessidades, se continuarmos crescendo nesse proporção? Com certeza é muito difícil de responder tal pergunta, principalmente se observamos as noticias. Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta.Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).

Sabemos que alimentação saudável é um fator preponderante para quem quer ter qualidade de vida, porem na pratica não é bem assim. Pois muitos componentes da alimentação dos brasileiros estão associados ao desenvolvimento de doenças, e 40% da população está acima do peso. Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia revelou que 15% das crianças brasileiras são obesas. Portanto é necessário, que exista uma reeducação na forma de escolher os alimentos, que irão compor o cardápio na limitação diária. E que as politicas publicas possam fazer alguma coisa. Se não as preocupações com o aumento da população,alimentação saudável e doenças relacionadas à alimentação, torna-se injustificável.

Principalmente quando sabemos que pessoas vivem em situações sub-humanas. Não é difícil ouvir historias de famílias que tiram de lixões os alimentos para o sustento, muitas vezes esses alimentos encontram-se em estado inicial de decomposição e mesmo assim ainda serve de banquete para muitos brasileiros. Não podemos mais continuar fechando os olhos e deixar pra lá como se não fosse problema nosso, está na hora de cada um fazer a sua parte no combate ao desperdício.

O que será que passa na cabeça de uma adolescente quando ele pega um prato, cheio de comida, na merenda escolar e após uma única colherada joga fora? Ou quando pega uma fruta fresca, que lhe está sendo ofertada, e utiliza como munição para guerrinha de comida? Por observamos esse tipo de comportamento, é que decidimos elencar os compromissos abordados neste princípio. ( Texto: Professor Junior)










Um comentário:

  1. lindo texto... e apesar de muito triste a imagem já fala por si...achamos que tudo está longe e que nada vai nos acontecer... vamos abrir os olhos e enxergar a realidade, não a que fica ao nosso redor apenas, mas sim a do próximo também.

    ResponderExcluir